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Equipa

  • Nélia Pinheiro
  • Direcção Artística, Coreógrafa, Bailarina

    Nasceu em Lisboa, Portugal.
    Iniciou a sua formação em dança clássica. Em Londres, Paris, Nova Iorque e Viena estudou técnicas de dança contemporânea.
    Frequentou a Licenciatura em Dança da FMH, em Lisboa.

    Desenvolveu a actividade artística com Rheda Bentenfou, Ramon Oller, Gagik Ismailian, António Carallo, Dominique Mercy, Elizabeth Corbert, Janet Panetta, Milton Myers, Ludger Lamers, Howard Sonnenklar, Susanne Linke, entre outros.
Em 1987, de regresso a Portugal, cria na cidade de Évora vários grupos informais que se consolidaram na Companhia de Dança Contemporânea de Évora – CDCE, em 1990.

Como coreógrafa, criou diversas peças coreográficas, tais como: Linha de Montagem (1992), Um outro Olhar (1994), Passioné (1994), Chão Vermelho (1996), Peças de Interior (1997), Perfilados de Medo (1999), Avoidingarden (2002), Olho Fogo (2005), Cal (2006), As Palavras não Ditas (2005, em colaboração com Susanne Linke), Life (2007), 2 Boxe (2008), 2B (2009), Gentes da Minha Terra (2011), Eros e Psiquê (2014), Terra Chã ( 2015, uma encomenda do Festival Vozes e Gestos da Terra Chã, Évora), IN-SHELL-SIDE (2016), Raízes (2017, uma encomenda do Cine-Teatro de Estarreja e Centro Cultural de Ílhavo), Tristão e Isolda (2018, uma encomenda do Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco), Cumplicidades (2018, uma encomenda do Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco), Ensaio sobre a Cegueira (2020, a partir da obra de José Saramago), Chico (2020, Coprodução Câmara Municipal de Évora), Pedra Angular (2021, uma encomenda da Câmara Municipal de Évora para o Festival Artes à Rua), Lucidez (2022), entre outras.

As suas obras foram apresentadas em teatros e festivais internacionais, tais como: Mes de Danza, Sevilha, Espanha; Theatre Methods Festival, Letónia; TanzWochen, Viena, Áustria; International Arts Festival, Delhi, Índia; Festival International du Théâtre de Bejaia, Bejaia, Argélia; Posthus Teatret, Copenhaga, Dinamarca; Dance Umbrella Festival, Joanesburgo, África do Sul; Mersin Yenisehir Belediysi Ataturk Kultur, Mersin, Turquia; International Dance Festival, Banguecoque, Tailândia; South Caucasus Contemporary Dance and Experimental Art Festival, Tbilisi, Geórgia; Karmiel International Dance Festival, Karmiel/Tel Aviv, Israel; Teatro Solis, Montevideu, Uruguai; Festival Culturel International de Danse Contemporaine d'Alger, Argel, Argélia; Teatro Palladium, Roma, Itália; Festival EULAT 4 Culture, Bruxelas, Belgica; Festival Temporada Cruzada Portugal França 2022, Paris, França; Derida Stage, Sofia, Bulgária.

Em 1997, cria na cidade de Évora o FIDANC - Festival Internacional de Dança Contemporânea, destinado à promoção e difusão da dança contemporânea portuguesa, no qual é directora artística e programadora.

Entre 2000 e 2004, a convite da Câmara Municipal de Beja, e da Câmara Municipal de Estremoz desenvolveu para a cidade de Beja e Estremoz um programa de formação e sensibilização em Dança Contemporânea, direccionado à comunidade.

Em 2002, participa no Festival TanzWochen, em Viena, Áustria, e inicia a colaboração artística com a coreógrafa Susanne Linke. Desta colaboração nasce a criação As Palavras não Ditas (2005), que estreia no Centro Cultural de Belém, numa co-produção entre a CDCE, o Centro Cultural de Belém e o Goethe Instituto de Lisboa.

Em 2005, programa em colaboração com o Goethe Instituto de Lisboa o ciclo de conferências, workshops e espectáculos A liberdade do Corpo, a partir da linguagem da dança-teatro alemã, actividades realizadas no Centro Cultural de Belém, Escola Superior de Dança e Goethe Instituto de Lisboa.

Coreografou para os espectáculos de teatro Elementos Menos Produtivos (encenação de Luís Varela) e Mein Kampt (encenação de Paulo Pereira).

Entre 2003-2007, formou-se em Pilates na Body Control Pilates Academy de Londres, Inglaterra.

Em 2017, ministrou Master Classes de Dança Contemporânea na programação do Festival Dance Umbrella, em Joanesburgo, Africa do Sul, no Conservatório de Montevideo, Uruguai, e no Education Through Movement - International Dance Festival, em Banguecoque, Tailândia.

Em 2017, cria o Centro de Artes de Marvila, como vertente cultural do Vale Formoso Futebol Clube. Desenvolve para o espaço um programa educativo, residências artísticas, e o Roof Dance Festival. Em 2019, coreografa a Ópera "Geraldo e Samira", uma obra original com música de Amílcar Vasques Dias, produção da Musicara em parceria com a Câmara Municipal de Évora.

É directora artística, coreógrafa e bailarina da CDCE - Companhia de Dança Contemporânea de Évora, e professora da Escola de Formação CDCE, para além de ministrar anualmente acções de formação e Masterclass, em diversas escolas nacionais, e no estrangeiro.
  • Gonçalo Almeida Andrade
  • Assistente da Direcção Artística, Bailarino

    Nasceu em Lisboa, Portugal.

    Começou a dançar com sete anos de idade na Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde acabou por se graduar em 2008, obtendo o diploma de Bailarino Profissional.
Durante o seu percurso como bailarino profissional trabalhou com inúmeras companhias nacionais e internacionais, tais como Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Quorum Ballet, International Dans Theatre.

Neste momento é bailarino da Companhia Nacional de Bailado, e assistente da direcção artística, bailarino convidado da CDCE - Companhia de Dança Contemporânea de Évora.
  • Marta Almeida
  • Criadora Associada 2024

    Mestre em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança, do IPL, (2019), possui ainda o Curso de Formação de Bailarinos da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (2003/2011) e o diploma de Aperfeiçoamento Artístico e Profissionalização de Interpretes pela Escola de Danse de Geneve – Ballet Júnior de Geneve (2011/2014).
Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, integrou a Companhia Ballet Júnior de Geneve, entre 2011 e 2014, e participou em todas as produções e tournées da companhia, tendo realizado diversos repertórios de Stijn Celis, Ken Ossola, Barak Marshall, Andonis Foniadakis, Hofesh Shechter, Gustavo Ramirez Sansano, Gilles Jobin, Cindy Van Acker, Thierry Malandin, Patrick Delcroix, Lucinda Childs e novas criações com Idan Sharabi, Guilherme Botelho e Yann Marussich.

Desde 2015, é bailarina freelancer e tem participado em vários projetos e em diferentes cidades da Europa, destacando-se: Bal Moderne (2023), Rafael Barreto (2019 e 2022); Teatro Manga (2022); Galway Moves (2020/2021); Rita Spider (2017 e 2019); Cie José Besprosvany (2016/2017); Renato Zanella (2016); Cie Women’s Move (2015/2016); Cie Yann Marussich (2014/2015).

Em 2021, frequentou o curso de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo, e passa a integrar a equipa da Quinzena de Dança de Almada como assistente de produção, participando na 29ª e 30ª edição. No âmbito da lecionação de Técnicas de Dança Clássica e Contemporânea, destaca-se: Escola Superior de Dança (2022, 2023), Pallco- Performing Arts School & Conservatory (2020/2021); Projeto Dançar (2016/2017 e 2021/2022); Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (202/2022); Quorum Academy (2018/2019); Academia da Estrela (2018/2019), Externato Cesário Verde (2018/2019) Frequenta o 1º ano do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais.

Atualmente concilia a sua atividade de interpretação com a docência.
  • Flávio Rodrigues
  • Criador Associado 2024

    É um artista multidisciplinar que iniciou o seu percurso na dança e no desenho em 1992, sob a orientação da professora e artista Alexandrina Costa. Possui formação em Dança pelo Ginasiano (1996), Balleteatro Escola Profissional (2003), Dance Works Rotterdam (2005) e pelo Núcleo de Experimentação Coreográfica (2008). Além disso, frequentou o curso de Intervenção Pública e Criação de Obras Site-specific na Universidade Lusófona (2009) e o curso de DJ na escola Bimotor (2015).
Desde 2006, tem desenvolvido os seus próprios projetos de criação artística multidisciplinar, experimental, processual e com caráter autobiográfico. O desenho, a performance arte, a manipulação de objetos, o som, o movimento e a escultura são os meios essenciais aos quais recorre. Como performer, propõe-se à construção e composição de dispositivos intuitivos, ao utilizar materiais, sonoridades, imagens e objetos principalmente provenientes de processos de encontro espontâneo, reaproveitamento e respigação. A caminhada e o estado de deriva têm emergido como base processual meritória.

Os seus projetos têm sido desenvolvidos, apresentados e expostos em diversos lugares, em parceria com diferentes estruturas, como Teatro Municipal Rivoli (Porto), Arte Total (Braga), Ilka Studios (Hannover), 4BidGallery (Amsterdam), Rua Gaivotas 6 (Lisboa), Faculdad de Bellas Artes U.C.M./Acción Spring(t) (Madrid), Lake Studios (Berlim), Centro de experimentação artística CEIA (Moita), Festival Mandala (Wrocław), Territori Festival (Ibiza) ou Correios em Movimento/Dança em Trânsito (Rio de Janeiro).

Paralelamente ao desenvolvimento das suas próprias criações e pesquisas, tem colaborado como figurinista, músico, cenógrafo, performer (entre 2006 e 2017) e assistente de ensaios com diferentes artistas e companhias. É artista associado do Balleteatro, onde desenvolve projetos de criação e formação na Escola Profissional, além de co-curadoria dos programas Corpo+Cidade (desde 2014) e Extemporânea (desde 2023).
  • João Costa
  • Bailarino

    Iniciou a sua formação na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional. Em 2014, fez formação na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.

    Em 2015, entra na Companhia Nacional de Bailado como Bailarino Estagiário, tendo sido promovido para Corpo de Baile em 2016 e nomeado Solista em 2021.
O seu repertório na CNB, inclui obras como Adagio Hammerklavier (Hans Van Manen), La Sylphide (Auguste Bournonville), Minus 16 (Ohad Naharin), Impromptus (Sasha Waltz), Don Quixote (Eric Volodine), O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan), Herman Schmerman (William Forsythe), Lento para quarteto de cordas (Vasco Wellenkamp), Canto do Cisne (Clara Andermatt), Deste mundo e do outro e Pedro e Inês (Olga Roriz), Fall (Sidi larbi Cherkaoui), Grosse Fuge (Anne Teresa de Keersmaeker).

Em 2022, integra a nova criação de Nélia Pinheiro "Lucidez". No mesmo ano é convidado a criar uma exposição/performance para o festival Roof Dance festival em Marvila.
  • Patrícia Main
  • Bailarina

    Bailarina no Corpo de Baile da Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2017.

    Natural de Lisboa, nasceu em 1999 e iniciou os seus estudos de dança na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional(EADCN) em 2010, onde permaneceu até graduar-se, em 2017.

No seu percurso na CNB, destaca bailados como O Lago dos Cisnes(Fernando Duarte); S (Tânia Carvalho); Toccata e Fuga (Ambra Senatore), duas criações feitas para a CNB.  Destaca ainda A Sagração da Primavera (Vaslav Nijinski); O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan); Dom Quixote (Alexander Gorsky/ Eric Volodine) Lídia (Paulo Ribeiro), este último em circulação internacional em Guadalajara, México; Short Cut (Hans Van Manen); Le Chef D’Orchestre (Paulo Ribeiro); Chronicle (Martha Graham); Algo_ritmo (Xavier Carmo/ Henriett Ventura); Teu Corpo Meu Eco (Filipe Portugal); Giselle (Jorge Garcia); La Sylphide (August Bournonvile); Fall (Sidi Larbi Cherkaoui); Symphony of Sorrows (Miguel Ramalho); Deste mundo e do outro (Olga Roriz); Concerto Barroco (George Balanchine); Alice no país das Maravilhas (Howard Quintero); Crosse Fuge (Anne Teresa de Keersmaeker); Avant qu’il n’y a le silence ( Fábio Lopez); Cacti (Alexander Ekman).

Foi premiada no concurso Tamzolymp, em Berlim, e no concurso de dança do Porto.

Participou no curso de Verão na English Ballet School em 2014.

Em 2018 participa na gala de bailado em Fafe, onde dança excertos do bailado Giselle e em 2019, novamente convidada, dança Lento Para Quarteto de Cordas de Vasco Wellenkamp.Em 2022 dançou as odaliscas do bailado O Corsário.

Em 2019 dança, com a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC), o bailado Requiem (Vasco Wellenkamp).

Em 2022 foi convidada a participar na peça Lucidez na Companhia de Dança Contemporânea de Évora.
  • Inês Ferrer
  • Bailarina

    Bailarina em Corifeu na Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2013, tendo sido promovida a Corifeu em setembro 2021.

    Nascida em Ponta Delgada, nos Açores, iniciou a sua formação como bailarina em Faro, na Escola da Companhia de Dança do Algarve, onde estudou até 2009. Em 2012, concluiu o curso superior de Dança, pela Escola Superior de Dança em Lisboa.
No seu percurso na CNB dançou obras como A Bela Adormecida (Ted Brandsen); Dom Quixote  (Alexander Gorsky/ Eric Volodine); O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan), no papel de Fada das Castanhas; O Lago dos Cisnes, no papel de cisnes grandes e La Bayadère, no papel das 3 sombras (Fernando Duarte); 5 Tangos e Shortcut (Hans Van Manen); Deste mundo e do Outro e Pedro e Inês (Olga Roriz), neste último no papel de Inês Morta; Será que é uma Estrela (Vasco Wellenkamp); Madrugada (Victor Hugo Pontes); Fall (Sidi Larbi); iTMOi (in the mind of igor) (Akram Khan); Minus 16 (Ohad Naharin) e Impromptus (Sasha Waltz). Destacam-se as interpretações em "Giselle"de George Garcia, nos papéis de Giselle e Myrtha; “Alice” de Howard Quintero, como Rainha de Copas; Serenade (George Balanchine); Adagio Hammerklavier (Hans Van Manen); Chronicle (Martha Graham); Sagração da Primavera (Nijinsky), no papel de Eleita; entre outros.

Participou em vários concursos de dança internacionais, onde obteve prémios como o de “Melhor Solista” no Dance World Cup (Jersey, Inglaterra, 2009) e “Melhor Solista” no concurso Dançarte (Faro, 2013). Participou também na gala Terpsicore, em Faro, no Room Dance Festival (Lisboa, 2019), entre outros. 
Em 2022 integra a nova criação de Nélia Pinheiro “Lucidez”.
  • Tiago Amaral
  • Bailarino

    Tiago Amaral é Bailarino Corifeu na Companhia Nacional de Bailado.

    Integrou o elenco da Companhia em 2013, tendo sido promovido a Corifeu em setembro 2021.

    Nasceu em 1995, em Vizela, e iniciou os seus estudos no Centro de Dança do Porto.

    Em 2009, a convite de Didier Chazeau, Bailarino Principal da CNB, fez audição na Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde ingressou nesse ano.
Na CNB tem dançado a grande maioria do repertório, destacando Mozart Concert Arias e Grosse Fugue (Anne Teresa de Keersmaeker); casais solistas em 5 Tangos e Adagio Hammerklavier (Hans Van Manen); Herman Schmerman (William Forsythe); Duet Mabul e Minus 16 (Ohad Naharin), fauno em iTMOi (in the mind of igor) (Akram Khan), Cacti (Alexander Ekman). Do repertório clássico, destaca os papéis em Pas de Quatre e Pássaro Azul em A Bela Adormecida (Ted Brandsen); Magdaveya em La Bayadère e Beno em O Lago dos Cisnes (Fernando Duarte); os papéis de Quebra-Nozes e Cavaleiro da Valsa das Flores em O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan) e James (La Sylphide), entre outros. Também na CNB, trabalhou em criações com vários coreógrafos portugueses como Olga Roriz, Victor Hugo Pontes, Tânia Carvalho, Paulo Ribeiro, Rui Lopes Graça e Vasco Wellenkamp, destacando Annette, Adele e Lee (Rui Lopes Graça e João Penalva), Será que é uma Estrela? (Vasco Wellenkamp) e Deste Mundo e do Outro (Olga Roriz). Recebeu a Medalha de bronze na categoria de Dança Contemporânea no prémio Tanzolymp Berlim 2013 e foi finalista do Prix de Lausanne 2013. Organizou e promoveu Galas Solidárias em Fafe com outros bailarinos da CNB em 2018, 2020 e 2022. 
Estreou a sua primeira criação How do we Begin em Julho de 2022.
  • José António Tenente
  • Criativo - Figurinos

    Após ter iniciado a sua formação superior em Arquitectura, JOSÉ ANTÓNIO TENENTE envereda pelo design de moda, e revela em 1986 a sua primeira colecção. Com um trabalho reconhecido e galardoado com vários prémios de "Criador de Moda" e outras distinções, dedica-se actualmente, quase em exclusivo, à criação de figurinos para dança, ópera e teatro, actividade que desde cedo ocupa um importante lugar no seu percurso.
"Estreou-se" nesta área em 1990 com Rei Lear, com encenação de Carlos Avillez para o TEC, e desde aí colaborou com diversas companhias de dança, como o Ballet Gulbenkian, Companhia Clara Andermatt, Companhia de Dança Contemporânea de Évora, Companhia Nacional de Bailado e Companhia Paulo Ribeiro, com coreógrafos como Benvindo Fonseca, Clara Andermatt, Nélia Pinheiro, Paulo Ribeiro, Rui Horta, com as orquestras Divino Sospiro e Metropolitana e com encenadores como Beatriz Batarda, Carlos Pimenta, João de Brito, Luca Aprea, Marco Medeiros, Maria Emília Correia, Miguel Loureiro, Rares Zaharia, Raquel André, Ricardo Neves-Neves, Tiago Rodrigues, Tonan Quito e Yaron Lifschitz, entre outros.
  • Nuno Meira
  • Criativo - Designer de Iluminação

    Tem desenvolvido o seu trabalho exclusivamente como designer de iluminação, desde 1995, colaborando com diversos criadores das áreas do teatro e da dança, com particular destaque para Ana Luísa Guimarães, António Cabrita & São Castro, António Júlio, António Lago & Susana Chiocca, Beatriz Batarda, Gonçalo Waddington, Ivo Alexandre, Jacinto Lucas Pires, João Cardoso, João Pedro Vaz, João Reis, Luís Araújo, Manuel Wiborg, Marco Martins, Marta Pazos, Nélia Pinheiro, Nuno Carinhas, Paulo Ribeiro, Tiago Guedes, Tiago Rodrigues, Ricardo Pais e Rui Lopes Graça.
Foi sócio fundador do Teatro Só (1995) e do Cão Danado e Companhia (2001), é sócio da ASSéDIO (desde 1998) e é colaborador regular da Companhia Paulo Ribeiro (desde 2001) e dos Arena Ensemble (desde 2007).

Foi distinguido, em 2004, com o Prémio Revelação Ribeiro da Fonte.
  • Rafael Leitão
  • Criativo - Coreógrafo, Direcção de Produção

    Formação em Teatro, Dança, Estudos Teatrais e Dramaterapia, em Portugal e Inglaterra.

    Participou em projectos de pesquisa teatral dirigidos por Eugénio Barba, Peter Brook, Jerzy Grotowski, Zygmunt Molik e Thomas Richards, na Suécia, Dinamarca, Polónia, Itália.

    Como autor, criou várias peças para a Companhia de Dança Contemporânea de Évora.
  • Vanessa Costa Paraíba
  • Produtora

    Formação em Estudos Teatrais, com pós-graduação em Produção e Marketing de Eventos.

    Trabalhou em produção de espectáculos na área da Música, Teatro, Performance e Dança.

    Volta a integrar a equipa da Companhia de Dança Contemporânea de Évora em 2023.
  • Carlos Carvalho
  • Comunicação

    Formado em Artes Visuais, trabalhou em restauração enquanto ocupava o seu tempo livre como músico, onde ganhou experiência na produção de eventos e espetáculos musicais, tal como na captação e pós-produção musical em estúdio.
  • Black Box
  • Assegura na programação a técnica nas áreas da luz, som, vídeo e direcção de cena.
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